Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Rei da Cerveja Cervejas Especiais

Venha encher o seu Barril de Compras Rei da Cerveja - Cervejas especiais

Cerveja Artesanal Por Walter Negrão em 27 de julho de 2021

A Famosa Pilsen

Rei da Cerveja Rei da Cerveja
A Famosa Pilsen
"Uma leve explanada sobre o tipe de cerveja mais conhecida e consumida no Brasil, a Famosa Pilsen"

O estilo de cerveja que mais conhecemos aqui no brasil, sem sobra de dúvida, é a Famosa Pilsen.

Bebemos nos bares, restaurantes, churrascos, festas, confraternizações. Enfim, em todo lugar que tem cerveja, tem uma pilsen. Mas por que esse nome? Ele deriva da região onde foi criado o estilo, na cidade Pilsen, região da Boêmia, atual Republica Checa.

Ela foi criada em 1842 pelo Mestre Cervejeiro alemão Josef Groll. Era uma nova cerveja, clara, carbonatada e bem refrescante, que rapidamente caiu no gosto popular.

A primeira cervejaria a fabricar o estilo foi a Pilsner Urquell, traduzida como “cerveja original de Pilsen” e que a fabrica até hoje em suas instalações subterrâneas e mantem a tradição da região.

Esse estilo é utilizado além do malte Pilsen, o lúpulo Saaz, que é encontrado facilmente na região da Boêmia e que atribui o agradável aroma e amargor a cerveja.

Até esse momento as cervejas eram consumidas em recipientes opacos, canecas de louça, madeira, chifres e não se observava a coloração das cervejas.

Com o surgimento da pilsen e também com a expansão dos famosos cristais da Boêmia, começou-se a consumir a cerveja pilsen em recipientes transparentes, trazendo assim o brilho, coloração e a elegância da espuma de uma cerveja pilsen checa em evidência.

O que conhecemos no Brasil como Pilsen, na realidade são cervejas geralmente Lite American Lager ou Standard American Lager.

Na composição são adicionados adjuntos cervejeiros como milho ou arroz, fazendo com que ela se torne mais leve, amargor suave, bem transparente, refrescante e geralmente teor alcoólico menor.

Da Pilsen original, denominou o estilo como Bohemian Pilsener, sempre cristalina, espuma branca, cremosa e duradoura, coloração do amarelo-palha ao dourado, acentuado sabor do malte e com equilíbrio do amargor do lúpulo.

Também há a German Pilsner, adaptações dos alemães as suas tradições. Ela apresenta mais o lúpulo do que o malte é mais seca e leve no paladar e traz o amargor mais predominante.

Quer experimentar uma clássica Bohemian Pilsner? Segue 3 sugestões de cervejarias brasileiras que seguem a tradição desse estilo:

  • 1 - Madalena Bohemian Pilsner
  • 2 - Bamberg Camila Camila
  • 3 - Dortmund Ceské Pivo.

 Agora é só abrir uma clássica pilsner e apreciar!!! Na zdraví!!! (Saúde em tcheco)

Assine nossa newsletter e receba ofertas e novidades no seu e-mail

Links úteis do Rei da Cerveja